‘Segurança e Saúde do Trabalhador’ é tema de Seminário na Assembleia Legislativa

Na última segunda-feira, dia 22, aconteceu o Seminário da Segurança e Saúde pelo Dia Estadual em Memória Às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalhado, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O evento discutiu a importância da criação de uma data em memória das vítimas de acidentes laborais e reuniu autoridades, profissionais e líderes sindicais que fazem parte da discussão sobre a saúde do trabalhador gaúcho.

O evento foi motivado pelo Projeto de Lei, proposto pelo Deputado Estadual Leonel Radde reconhecendo a luta da Associação Gaúcha dos Trabalhadores da Saúde, que visa instituir o dia 28 de Abril como o Dia Estadual da Segurança e Saúde no Trabalho e homenageia postumamente o médico Rogério Dornelles, figura reconhecida na luta pela saúde do trabalhador gaúcho e integrante do FSST – Fórum Sindical da Saúde do Trabalhador.

 

O RECONHECIMENTO DA LUTA EM VIDA E DESPEDIDA DO MÉDICO ROGÉRIO DORNELLES JÁ FOI ASSUNTO AQUI NO SITE

 

Representando o Escritório WMSC e Advogados Associados neste importante debate esteve João Lucas Machado de Mattos, especialista em Direito Previdenciário, Sócio e Coordenador do Direito Previdenciário e Acidente do Trabalho do Escritório Woida. Mattos fez questão de abrir sua fala ressaltando a importância da luz sobre o debate da segurança e a saúde laboral do trabalhador e também ressaltando a justa homenagem à atuação do médico Rogério Dornelles, o qual ele definiu como “um exemplo de caráter, de dignidade, uma pessoa batalhadora, um profissional exemplar”.

 

“ainda estamos lidando com o resultado da Reforma (Trabalhista), no cenário do trabalho brasileiro e decorrente disso houve uma terceirização, uma pejotização e uma precarização da nossa mão de obra” afirmou o sócio João Lucas Machado de Mattos

 

No mesmo sentido, Claudir Nespolo, Superintendente Regional do Ministério do Trabalho falou principalmente sobre o aumento de acidentes e mortes de trabalho com o recrudescimento de políticas que prejudicam o trabalhador, como as reformas da feitas na previdência e no trabalho, nos últimos anos. Pontuou que o Ministério do Trabalho tem atuado com bastante foco na prevenção aos assédios moral e sexual, e também ao assédio eleitoral, após os índices alarmantes atingidos durante o período eleitoral de 2022

 

O evento ainda contou com falas do Deputado Estadual Leonel Radde, de Anita Maciel. Presidente da Associação Gaúcha dos Trabalhadores, de Alfredo Gonçalves, líder sindical e coordenador do Fórum Sindical da Saúde dos Trabalhadores e também da médica do trabalho e Presidente da Abrast, Adriana Skamvetsakis.