SINDIURB: categoria reivindica aumento real, ajustes e manutenção da CCT

As negociações da Campanha Salarial 2020 dos trabalhadores do transporte coletivo de Passo Fundo tiveram início no último dia 17 de fevereiro. Na ocasião, participaram das negociações representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Passo Fundo (SINDIURB), acompanhados dos assessores jurídicos Dra. Gisela Beltrame e Dr. Lauro Magnago, e representantes das empresas Coleurb e Transpasso.

Miguel Valdir, Nestor Nunes, Luis Fernando Prichua, Elisio Camera, Ariel Cardoso e Paulo Silvano Kanopf, em conjunto com os advogados Gisela Beltrame e Lauro Magnago, representaram o SINDIURB nas negociações.

 

Com data-base no mês de março, a categoria reivindica neste ano a reposição das perdas inflacionárias (INPC), mais aumento real de 5%. Junto a isso, no que se refere às cláusulas econômicas, pede reajuste no vale alimentação – de R$ 440,00 para R$ 550,00 – passando a ser pago no primeiro dia útil do mês e tendo desconto limitado a 1% sobre o salário base dos trabalhadores.

Ainda, pauta o pagamento de Adicional de Risco de Vida/Penosidade em 30%, tanto para motoristas quanto para cobradores, além de querer discutir o pagamento do Adicional para o trabalho em feriados, de forma específica, para os que caem aos domingos. “Reivindicamos que o adicional de 125%, hoje previsto na cláusula 5ª ACT para trabalho nos feriados, também seja pago em feriados dominicais trabalhados, mesmo quando ocorre folga semanal compensatória”, afirmou o presidente do SINDIURB, Miguel Valdir.

Nas cláusulas sociais, a pedida é pela ampliação do período de estabilidade do aposentando – passando de 12 meses para 24 meses -; Subsídio integral por parte da empresa no exame toxicológico para motoristas que renovam a CNH e reajuste do reembolso referente ao auxílio creche, assim como a ampliação do benefício aos homens (pais) da categoria;

Estrutura e promoções

Os representantes dos trabalhadores pedem também nas negociações deste ano a instalação de uma sala no centro do município para o acerto de contas dos cobradores da Coleurb, o que evitaria que os trabalhadores carregassem quantias de dinheiro durante as horas de intervalo. Outro ponto é a retomada de promoções de cobradores a motoristas, questão que também é prometida pelos representantes da empresa.

Uma nova reunião de negociação está agendada para o dia 16 de março. Para além do andamento frente a pauta apresentada pelo SINDIURB, devem ser discutidos pontos levantados pela patronal, tais como o não reconhecimento por parte das empresas sobre a ultratividade da CCT; a homologação das rescisões dos contratos de trabalho no sindicato, a pedida de ampliação do regime compensatório semanal e o desconto da contribuição assistencial dos trabalhadores.