SINDIURB: categoria encerra campanha com reajuste real e valorização dos benefícios e CCT

Em Assembleia Geral dos Trabalhadores do transporte coletivo de Passo Fundo, realizada no dia 07 de junho, a categoria, representada pelo SINDIURB, pôs fim à Campanha Salarial 2019. A proposta, aprovada por ampla maioria (234 votos) repôs a inflação nos salários e concedeu aumento real, totalizando 4,30% de reajuste. Também, reajustou os valores do vale alimentação, passando de R$ 380,00 para R$ 440,00, e renovou as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Os reajustes econômicos serão realizados de forma retroativa, ou seja, a partir da data base da categoria que é 1º de março.

Após as rodadas de negociação direta entre o Sindicato e as empresas COLEURB e TRANSPASSO, outras duas tratativas foram realizadas via mediação no TRT4. A defesa da categoria foi realizada pelo escritório Pádua & Beltrame Advogados Associados, parceiros do Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados em Passo Fundo. Na primeira, realizada por videoconferência com a participação dos advogados Lauro Magnago e Juliane Durão de Porto Alegre, a mesa atingiu uma proposta que foi levada para avaliação em assembleia. No entanto, os trabalhadores presentes rejeitaram o acordo com 228 votos contrários contra 82 favoráveis, e decretaram estado de greve.

Em nova audiência, realizada no dia 04 de junho, a defesa dos trabalhadores conquistou melhorias na proposta, com aumento no percentual de reajuste e nos valores do vale alimentação. Também, em relação à primeira audiência, conseguiu que o pagamento fosse realizado de forma retroativa e em parcela única. Desta forma, a assembleia do último dia 07 deliberou aprovação e pôs fim à campanha.

Fonte: WMSC & Advogados Associados