Sindisaúde Caxias do Sul e Escritório Woida se reúnem para traçar continuidade de providências em relação ao Piso Salarial da Enfermagem

O Sindisaúde Caxias do Sul e o Escritório Woida Magnago Skrebsky Colla e Advogados Associados fizeram uma reunião na última segunda-feira, dia 18, para planejar uma ação intensiva de providências em relação ao Piso Nacional da Enfermagem.

A presidente do Sindisaúde, Bernadete Giacomini, afirma que já estão sendo realizadas reuniões com diretorias de hospitais privados, visando viabilizar o pagamento do piso salarial para a categoria que atua neste setor. Segundo Bernardete, “Esta agenda de reuniões faz parte das ações que o Sindisaúde vem executando no sentido de dar uma resposta à categoria sobre a atuação do sindicato. Em relação aos hospitais filantrópicos, há um acompanhamento direto do repasse de verbas federais para as prefeituras, assim como reuniões especialmente com representantes da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul”. A agenda inclui ainda negociações com o sindicato patronal dos hospitais privados.

Para Danilo Teixeira, Secretário do Sindicato, “a garantia da implementação do Piso é uma prioridade  na luta sindical do Sindisaúde, para o que estamos constantemente atuando, em forma de valorizar cada vez mais o trabalho e os profissionais da categoria.

O Escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla e Advogados Associados foi representado nesta reunião pelos seus  Manoel Skrebsky e Cezar Ramos, que vêm acompanhando a questão do Piso da Enfermagem junto ao Sindicato desde o início. Segundo Skrebsky, a ação intensiva também é uma maneira de demonstrar que a mobilização ainda segue: “o Piso foi um direito conquistado com muita luta pela categoria, então agora nós devemos garantir que ele chegue no trabalhador de forma efetiva. É um momento em que se faz necessária a mobilização do Sindisaúde e seu corpo jurídico, que aqui estamos representando”, entende o advogado..

Além de discutir os entraves para garantir o pagamento o Piso Nacional da Enfermagem para todos profissionais da categoria na base territorial do sindicato, intuito dessa ação também é garantir, através da mobilização de sindicato e sua assessoria jurídica, que haja o menor número possível de dúvidas em um processo que nem sempre é cristalino para a categoria. Ainda nessa linha, a presidente do Sindisaúde, entende que é de muita importância garantir essas informações transparentes aos trabalhadores, sendo “fundamental estabelecer uma linha direta com os profissionais da categoria para evitar informações desencontradas, o que muitas vezes ocorre devido a complexidade que envolve o pagamento do piso salarial”, disse Bernadete Giacomini.