Enfermagem da Unimed tiveram jornada alterada de forma irregular; Justiça determina que carga horária volte ao normal

A Justiça do Trabalho determinou que hospital de Caxias do Sul retome a jornada normal de trabalho do corpo de técnicos e auxiliares de enfermagem. A determinação é resultado de uma tutela provisória em caráter de urgência proposta pelo Sindisaúde  por meio do Escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla e Advogados Associados. A medida passou a valer desde a última sexta-feira (06/10)  e se deve a alteração da carga horária de cerca de 400 profissionais.

 

A modificação da carga horária foi vista pela direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde como uma manobra para fazer com que o valor pago atualmente aos trabalhadores valesse como pagamento proporcional aos que ficou estabelecido pelo piso nacional da enfermagem.

A determinação ocorreu após audiência entre as partes, realizada na tarde desta quinta-feira. Segundo a juíza do Trabalho Adriana Ledur, a empresa deverá cumprir  as cláusulas convencionais referentes à jornada com a manutenção das jornadas de trabalho negociadas, revertendo à jornada anterior trabalhadores que a tiveram alterada por acordo individual.

No próximo dia 26 de novembro haverá novo encontro entre as partes, desta vez no Tribunal Regional do Trabalho, para uma audiência de mediação. A presidente do Sindisaúde, Bernadete Giacomini, disse que a direção do sindicato segue aberta às negociações referentes ao pagamento do piso salarial da categoria. O novo piso nacional da enfermagem já cumpriu todas as etapas, passando pelo Congresso Nacional, sanção da Presidência da República e publicação no Diário Oficial da União. É determinação   do Supremo Tribunal Federal que empregadores e empregados, por meio do sindicato, negociem a forma de pagamento do piso.