OAB: É inadmissível Bolsonaro usar cargo para ato contra instituições

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou que é “grave e inadmissível” que o presidente Jair Bolsonaro convoque atos que têm como objetivo enfraquecer as instituições.

“É grave, é inadmissível que o presidente da República use a força do cargo para convocar direta ou indiretamente atos que pretendam fragilizar a democracia, atacar as instituições”, afirmou Santa Cruz, por meio de nota.

Santa Cruz reforçou que Bolsonaro tem a obrigação de guardar o decoro do cargo e que não pode criar, por meio de suas falas e atitudes, “elementos de stress e de ruptura da democracia”.
“Por isso, são essenciais a manifestação e o alerta de todos os democratas e da sociedade civil, a fim de conter essas ameaças”, afirmou o presidente da OAB.

Ontem, Bolsonaro teria compartilhado vídeos que convocam manifestações para o dia 15 de março. Os atos são para defendê-lo e são contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.
As mobilizações, organizadas por movimentos conservadores, reforçam a declaração do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, que chamou o Congresso de “chantagista” na semana passada.

Fonte: Cristiane Agostine, Valor — São Paulo