ESCRITÓRIO PARTICIPA DE REINAUGURAÇÃO DA CEITEC EM PORTO ALEGRE

No dia 14 de Novembro, o Escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla e Advogados Associados esteve presente, na pessoa do seu sócio Lauro Magnago, na cerimônia que marcou a retomada de uma empresa estatal de importância estratégica para o país.

A CEITEC, empresa pública especializada na produção de semicondutores e que atua em projetos e fabricação de circuitos integrados e chips para aplicação em diversos segmentos, estava paralisada há três anos, desde que foi colocada em processo de liquidação pelo Governo anterior. O decreto nº 11.478, de 6 de abril de 2023, autorizou a reversão da liquidação da empresa e estabeleceu a retomada operacional.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, presidiua a cerimônia, que contou com a presença do Presidente da  Empresa, Dr. Gadelha, diversas autoridades, parlamentares e funcionários.

Segundo a ministra, com essa decisão, o governo viabiliza o reingresso da Ceitec no mercado e reafirma o reconhecimento da empresa no contexto das políticas públicas para o setor de semicondutores e de componentes avançados.

“A Ceitec reúne as condições para o desenvolvimento e a fabricação de dispositivos que atendam aos desafios globais, como o da transição energética, fornecendo insumos para painéis fotovoltaicos, veículos elétricos e híbridos”, disse.

A reativação da empresa também significa uma vitória do Sindicato e dos trabalhadores, que enfrentaram o esvaziamento sofrido no governo anterior, com a tentativa de liquidaçãoda mesma. Para Lauro Magnago, sócio do Escritório Woida, Magnago, Skrebsky e Colla, essa vitória “além de um processo de resistência do sindicato junto aos trabalhadores da empresa, implica também na possibilidade de retomar a discussão judicial sobre a recolocação na empresa dos trabalhadores que foram demitidos injustamente nesse processo de liquidação”.

Além de Lauro Magnago,  da Ministra da Ciencia, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também estiveram presentes na cerimônia Adriano Filippetto, Presidente do Stimepa, Claudir Nespolo, Superintendente Regional do Trabalho,  servidores da CEITEC e líderes do sindicalismo metalúrgico.

Fontes: CUT Brasil.

Edição: Escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla e Advogados Associados.