5º Congresso Estadual do Sindiserf/RS encerra intensificando a defesa do serviço público

Com o tema “Luta e organização sindical para defender o Serviço Público e reconstruir o Brasil”, ocorreu no último mês de Junho o 5º Congresso Estadual do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), na Pousada São Lourenço (dos Capuchinhos), em Porto Alegre. 

A cerimônia de abertura aconteceu na noite do dia 23 e os convidados ressaltaram a importância de defender o serviço público e a necessidade de união dos trabalhadores. Citando os 17 órgãos que estão representados pelos delegados, a secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch abriu, oficialmente, o evento. “É uma alegria ter esse encontro que é o ponto alto dos debates que iniciamos com a categoria em fevereiro. Queremos a inclusão dos servidores na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que os empregados da Ebserh e a Conab tenham acordos justos, derrotar a reforma administrativa e que em breve, a nossa categoria tenha uma data-base”, declarou.

Entre os discursantes, esteve o Dr. Marcelo Cunha, sócio do Escritório Woida e coordenador do direito público, área responsável por assessorar juridicamente o Sindiserf. Na sua fala foram abordados tópicos de extrema importância para a categoria, como as alterações estatutárias do sindicato nas últimas duas décadas: “Com o passar do tempo o estatuto foi sendo aprimorado. hoje o Sindiserf possui um estatuto que permite aos diretores administrar o sindicato de forma íntegra e qualificada em prol dos interesses da categoria”, ressaltou Cunha.

Entre os outros temas abordados durante os 3 dias de evento, estiveram a conjuntura, campanha salarial 2023/2024, organização sindical foram alguns dos temas abordados durante os três dias de evento. Já as moções abrangem a reforma agrária, Funasa, direitos dos aposentados e pensionistas, marco temporal, vida e das mulheres trabalhadoras, combate ao racismo e direitos da população negra, Ebserh, igualdade e direito da livre orientação sexual.

Para Inajara Sonnemann, advogada do escritório que realiza os plantões do Sindiserf “a participação da assessoria jurídica no congresso foi de extrema importância e mostra que a categoria confia no escritório”.

Fonte: Sindiserf/RS

Edição: Woida, Magnago, Skrebsky, Colla e Advogados Associados

Foto: Renata Machado (Sindiserf/RS)