Eleições OAB/RS: apoio à chapa 2, OAB EM FRENTE!

Apoio à esta oposição reafirma compromisso do escritório com a defesa da sociedade e da advocacia gaúcha.

Com a proximidade das eleições da OAB/RS, o escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados vem firmar seu posicionamento a respeito do pleito no Rio Grande do Sul. Com a adesão de três advogados do nosso grupo à chapa 2 de oposição, nomeada OAB EM FRENTE, reafirmamos nosso compromisso com os princípios da Justiça Social, a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e, também com a advocacia gaúcha.

O papel da Ordem dos Advogados do Brasil, definido na lei que constitui seu Estatuto (Lei 8.906/1994) destaca-se, primeiro, o de “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas” e, em segundo:  promover a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados no país.

Esse binômio coloca em primeiro plano a defesa da sociedade e, em segundo plano, como condição para isso, a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados, como emissários e defensores dos cidadãos.

Nosso escritório, atuante há cerca de 40 anos no Estado, sempre na defesa dos trabalhadores ao lado dos movimentos sindical e social, sempre apoiou os levantes propositivos às mudanças e às conquistas que resultem em ganhos e melhorias às categorias de trabalhadores (as) e às parcelas sociais marginalizadas pelo sistema social e econômico. Nas últimas décadas, não foram poucas as lutas que apoiamos e participamos ativamente, como nos movimentos pela Anistia, pelo fim da ditadura e pela redemocratização, pelas Diretas Já, pela liberdade sindical e pela Constituinte de 1988 com liberdades democráticas e direitos sociais. Deste modo, considerando a atual conjuntura institucional e política, não seremos omissos, assim como jamais fomos.

Analisamos nas propostas e na história de atuação dos advogados que construíram a chapa OAB EM FRENTE uma posição de fundamentos políticos compatíveis com as exigências do momento. Sabemos que os enfrentamentos propostos se fazem necessários e são urgentes, principalmente os que se referem à defesa da Constituição e da democracia, de forma efetiva e não meramente retórica, a valorização e reconstrução do direito do trabalho, com a valorização da advocacia trabalhista, a construção de uma Ordem plural em sua representação de gênero, de raças e etnias, com integração da juventude e à chamada dos advogados e advogadas à realidade social, compreendendo e enfrentando as dificuldades vividas pelo processo de desvalorização da atividade do advogado. No cenário póstumo às drásticas mudanças na legislação trabalhista, assistidas de forma inerte pela atual direção da entidade, apostar em um grupo diverso, atento às falhas já cometidas e aos temas de suma importância à categoria nos parece ser o melhor caminho. Não queremos mais do mesmo, do discurso vazio, moralista e inoperante. Precisamos de uma Ordem crítica, resistente, comprometida e efetiva com os interesses da advocacia gaúcha e de suas prerrogativas em favor da sociedade.

Desta forma, conclamamos todos e todas a conhecer e avaliar as propostas da CHAPA 2 – OAB EM FRENTE e para que no dia 30 de novembro se possam creditar um voto à verdadeira mudança em termos de OAB!

Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados

Sociedade de advogados inscrita na OAB/RS sob n. 815